Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Maria, o Ventre Santo

“Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.” (Jo 19, 25-26)
Nesta passagem da sagrada escritura, percebemos um chamado imperativo de Jesus ao Discípulo que ele amava; “ Esta é tua Mãe...”. Entenda que, em momento algum, Jesus pergunta ao discípulo se ele aceita tomar Maria por mãe, porém como disse, é imperativo. Maria Santíssima é hoje para alguns, causa de descrença e preconceito para conosco, os Cristãos Católicos, pois muito se fala de adoração de imagens, idolatria e falsos Deuses, porém, o preconceito e a imagem errônea que se faz da nossa fé, não deixa que a atenção devida seja dada à este trecho da Sagrada Escritura, e tantos outros, onde é explícito o chamado de Deus para que amemos e acolhamos Maria.
Uma passagem clássica, é a passagem das Bodas de Caná, onde estão Maria, Jesus e seus discípulos como convidados para as festa.

“E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.” (Jo 2, 2-5)


Quando acaba o vinho, Maria percebe e Diz aos serventes; “ Fazei o que ele Voz disser.”. E é exatamente o que Maria nos diz hoje, em nossas dificuldades, nos momentos em que necessitamos de sua intercessão, ela nos diz constantemente “ Fazei o que ele Voz disser.”. Jesus, como filho exemplar e obediente, nunca se furtaria a realizar um pedido de sua mãe. Ao acolher Maria, é Jesus quem estamos acolhendo, pois Maria o gerou dentro de seu ventre, e nós, no momento em que comungamos o Corpo Santo de Cristo, nos igualamos, mesmo que momentaneamente, à Maria, pois Cristo neste momento está dentro de nós, em toda sua plenitude, em toda sua Divindade e Santidade, logo, excluir Maria deste projeto eterno que é a Nova e Eterna Aliança pelo Corpo e Sangue de Cristo, é uma falha lastimável, pois ela é o meio pelo qual, o Deus amado se fez carne, se fez como nós. Por ela, Deus quis que a salvação se iniciasse, por ela, quis Deus que seu filho Jesus fosse educado e alimentado, eram dela as lagrimas derramadas ao ver seu filho amado ser espancado e flagelado ao extremo e depois crucificado. Foi ela, que aos pés da Cruz, aceitou o discípulo amado por filho quando dito por Jesus, "Mulher, este é o teu filho. Aceitemos também, Maria, a Virgem Santa, Pura e Imaculada por nossa Mãe, e levemos para nossos lares, este Sacrário vivo, pois do mesma maneira que Cristo veio ao mundo pelo seu ventre, ele se vem as nossas vidas, pelo Ventre santo de Maria.

A Paz de Cristo


Diogo Pitta - diogopitta@bol.com.br

Um comentário:

  1. Brilhante texto, pois Maria é a evangelizadora, nossa amada mãe! E apesar dos termos adorar e venerar serem sinônimos, mós, católicos, fazemos distinção.Para nós, adorar é reconhecer a divindade de um ser, e venerar é apenas considerá-lo um exemplo. Quanto às imagens, no livro de Êxodo, Deus diz:"Farás dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório" e mais adiante em Reis, está escrito que "tinham painéis que estavam entre molduras, sobre os quais aviam imagens de leões, bois e querubins". Será q o Criador se enganou?

    ResponderExcluir