Translate

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Silêncio Interior

Conta-se que certa vez, um monge noviço veio interrogar o Abade ( monge maior ), sobre o que deveria fazer para tornar-se santo:
-Abade, como devo proceder para tornar-me santo? Respondeu-lhe o mestre: " Vai às catacumbas e insulta os mortos !
Assim foi feito pelo noviço, e ao retornar o Abade indagou: " Fizeste o que te disse?"
- Sim! Eles ( os mortos ) nada me disseram...
- Então retorne às catacumbas e os elogie e os exalte... disse o Abade;
O noviço retornou às catacumbas e os exaltou, e novamente, nada ocorreu...
Então, ele retornou ao Abade, indignado por não ter tido respostas e indagou;
- " Mestre, os mortos não me respondem, nem quando eu os insulto, tampouco quando eu os elogio, não vejo como isto pode me tornar mais santo..."
Pacientemente, o Abade respondeu: " Se queres ser santo, seja como os mortos, tanto em meio à elogios e louvores dirigidos a ti, quanto à ofensas, injustiças e calúnias, recolhe-te imediatamente ao teu silêncio interior e entrega isto à Deus, que ele saberá o que fazer...”

A Paz de Cristo


Diogo Pitta - diogopitta@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário