Translate

sábado, 15 de janeiro de 2011

O Silêncio na Celebração é Sagrado.

O silêncio

Do Missal Romano

45. Oportunamente, como parte da celebração deve-se observar o silêncio sagrado
54. A sua natureza depende do momento em que ocorre em cada celebração. Assim, no ato penitencial e após o convite à oração, cada fiel se recolhe; após uma leitura ou a homilia, meditam brevemente o que ouviram; após a comunhão, enfim, louvam e rezam a Deus no íntimo do coração. Convém que já antes da própria celebração se conserve o silêncio na igreja, na sacristia, na secretaria e mesmo nos lugares mais próximos, para que todos se disponham devota e devidamente para realizarem os sagrados mistérios.
Reflexão

Hoje em dia o silêncio é pouco ou nada observado nas Celebrações da Santa Missa. É necessário observar o sentido do silêncio como parte integrante do Rito Romano e portanto deve ser corretamente administrado nas celebrações. O silêncio como relatado na IGMR é Sagrado, motivo suficiente para tê-lo como objeto imprescidível nas celebrações e que não deve ser ignorado. A valorização do Silêncio Sagrado enriquece a celebração, tornando-se um momento de reverência e compreensão do Mistério Celebrado.

Oportunamente, se deve inserir o silêncio como parte integrante do Rito antes mesmo da Santa Missa, por isso, o coral ou cantores, não devem fazer regulagens de som de instrumentos ou microfone nos momentos que antecedem a Santa Missa. O Ato Penitência, Oração da Coleta, Após uma Leitura, após a Homilia e principalmente, após a Sagrada Comunhão.

Não se dedique tempos exagerados ao Silêncio, pois isto também pode levar a dispersão da Assembléia, mas que também não seja um tempo insuficiente para louvar e meditar os Sagrados Mistérios.

Por que observar o Silêncio?

Vamos apresentar as Palavras da Instrução Geral do Missal Romano:

"Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e a ceia pascal, que tornam continuamente presente na Igreja o sacrifício da cruz, quando o sacerdote, represente do Cristo Senhor, realiza aquilo mesmo que o Senhor fez e entregou aos discípulos para que o fizessem em sua memória." (77)
Apostolado Movimento Litúrgico

Fonte: http://www.movimentoliturgico.com.br 

PAX CHRISTI
Diogo Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário