Translate

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"O Sal da Terra" e "A Luz do Mundo" - do Papa Bento XVI

Que alegria ter Bento XVI como Papa! Estou terminando a leitura do segundo de dois excelentes e marcantes livros; o primeiro é "Sal da Terra - O Cristianismo e a Igreja Católica no século XX", e o segundo "Luz do Mundo - O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos". Recomendo ardentemente estas leituras. 
Tratam-se de duas entrevistas do Jornalista Peter Seewald, (que foi redator das revistas Spiegel e Stern e hoje é puclicitário em Munique.), que foram traduzidas em inúmeros idiomas e foram considerados best-sellers em nível mundial. 

O Livro-entrevista entitulado "Sal da Terra - O Cristianismo e a Igreja Católica no século XX", foi escrito antes de Joseph Ratzinger ser nomeado Papa, quando ainda era Cardeal. Uma curiosidade sobre este livro é que, à época da realização das entrevistas, o referido jornalista era ateu convicto, e após o término do livro, descobriu em Joseph Ratzinger, um Teólogo "profundíssimo" e de extrema eloquência, revestido de grande carisma e amor a Cristo, o que fez com que se convertesse para Cristo. Neste livro, Bento XVI trata com muita sabedoria, serenidade e discernimento no Espírito sobre os temas mais controversos e polêmicos enfrentados pela Igreja, como aborto, Ordenação de mulheres, Crise litúrgica,  e etc...
 Já no segundo livro, "Luz do Mundo - O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos", as entrevistas se dão quando Ratzinger já era Bento XVI. Já podemos contemplar nestas páginas uma breve História da vida deste Papa Teólogo, bem como a abordagem de temas, como o polêmico uso de preservativos e ecumenismo.

Enfim, são leituras "recomendadíssimas" para quem admira a teologia segundo Joseph Ratzinger. É a prova mais irrefutável da grande sabedoria deste Papa, que está conduzindo com maestria a nossa Igreja, sob a ação do Espírito Santo.



PAX CHRISTI
Diogo Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário