Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Não há Páscoa sem a Cruz! A Cruz precede a Ressurreição!


Entristece-me ver pessoas falarem de Páscoa e Semana Santa, sem ao menos saberem o que significa; Falarem da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor, como algo simplório e ameno! Pela Cruz foi-nos dada a Redenção! Não se trata de uma "festinha" qualquer. Para os Católicos, é o período mais importante do ano litúrgico! Não há período que se compare ao Tríduo Pascal! Percebo pessoas de outros respeitáveis credos, proferindo coisas melosas sobre a páscoa, porém, sem qualquer embasamento para tal. Com todo o respeito que nutro por tais denominações, não compreendo como alguém que crê na teoria da reencarnação, pode crer igualmente na páscoa; na Paixão, morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! Se crê na reencarnação (teoria que não concordo, porém respeito quem a adota), como pode ao mesmo tempo crer na ressurreição? São termos diametralmente opostos! Se houvesse reencarnação, por que motivo Cristo ressuscitaria? E se não crê na Ressurreição, para quê comemorar a Páscoa?  Como dizer que a Páscoa é um festa de todos os Credos, se vivemos num mundo onde se prega veementemente e violentamente a aversão à qualquer coisa que lembre uma Cruz? Como alguém pode referir-se à Paixão de Nosso Senhor, sem querer tocar no tema do sofrimento, pois se foi pelo sofrimento de Jesus pregado numa Cruz que foi-nos dada a Salvação?

O termo paixão, no que se trata, não alude à Paixão pregada pelo mundo; paixões pelos desejos carnais, paixões pelos bens materiais e paixões eróticas, mas refere-se antes de tudo, ao amor de Deus por nós, por ter-nos dado seu Filho, seu único Filho, como expiação de nossos pecados! Deu-nos Jesus, como a aliança perfeita, como cordeiro sem mácula e sem mancha. Não há mais necessidade de outros atos sacrificiais, que como no antigo testamento, utilizavam-se touros ou cordeiros. Para os Cristãos Católicos (que creem Ressurreição; se não creem, não podem denominar-se sequer cristãos!) o "Grande" Sacrifício já foi feito, e atualiza-se em cada Santa Missa, com a imolação do Cordeiro de Deus sobre o altar e pelas mãos do Sacerdote!

Como é próprio dos inimigos da Igreja, “macaqueiam” o que é de Deus, tornam a Páscoa, que deveria ser um momento de reflexão, oração e penitência, num grande mercado da gula onde o que imperam são os sentidos (tema que abordarei posteriormente) e as vontades de corpos mimados por donos mais mimados ainda.

O período que compreende a semana Santa, serve para refletirmos sobre o sentido de nossas vidas, e de fato o sentido de nossas vidas está fora delas.


Irmãos, hoje a Igreja reflete sobre o Lava-pés. Não deixemos que este ato de nosso Senhor seja entendido como uma ação meramente social. Mas creiamos firmemente que, se estivermos dispostos a seguí-Lo do Getsemani até a Cruz, Ele não nos lavará somente os pés, mas a nossa alma inteiramente e nos purificará! Creiamos, que como são os pés partes do corpo que nos conduzem por diversos caminhos, que a água que cai das mãos de Cristo sobre os nossos pés, nos dá discernimento espiritual e humano para refletirmos sobre os caminhos que escolhemos, tanto espirituais como terrenos.  Que seja um conduzir por caminhos espirituais e não terrenos, pois como disse anteriormente, a excelsa razão de nossa vida não está nela, mas fora dela!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pax Christi

Diogo Pitta

Um comentário: