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sexta-feira, 18 de março de 2011

18 de Março - São Cirilo de Jerusalém


São Cirilo de Jerusalém nasceu em 315, e pouco se sabe sobre seu episcopado, porém sabe-se que foi ordenado Diácono pelo Bispo Macário de Jerusalém, em 335 e, oito anos depois, foi ordenado Sacerdote por São Máximo.
Os primeiros séculos de vida da Igreja Católica forma marcados pelo aparecimento de algumas heresias. Dentre elas, havia o Arianismo, que negava a Santíssima Trindade, ou seja, que Deus, Cristo e o Espírito Santo Eram pessoas diferentes. São Cirilo de Jerusalém combateu fortemente o arianismo, chegando a separar-se de seu bispo metropolitano por este ser um ariano, ficando então ao lado de Eusébio de Cesaréia, após o Concílio de Nicéia. Naquela época, ele foi oficialmente acusado de vender propriedades da igreja para ajudar os pobres, apesar de a real motivação parecer ser a de que São Cirilo ensinava o credo de Nicéia e não a doutrina ariana em seu catecismo.
No espaço de cerca de vinte anos, Cirilo conheceu três exílios: o primeiro em 357, com prévia disposição por parte de um Sínodo de Jerusalém, seguido em 360 por um segundo exílio por obra de Acácio, e por fim um terceiro, o mais longo durou onze anos em 367 por iniciativa do imperador filoariano Valente. Só em 378, depois da morte do imperador, Cirilo pôde retomar posse definitiva da sua sede, instaurando entre os fiéis a unidade e a paz.  
Porém, São Cirilo é conhecido pelas suas maravilhosas 24 catequeses mistagógicas, proferidas pelo ano 350, expostas quando era Bispo de Jerusalém.
Dele conservamos vinte e quatro célebres catequeses, que ele expôs como Bispo por volta de 350. Introduzidas por uma Procatechesi de acolhimento, as primeiras dezoito delas são dirigidas aos catecúmenos ou iluminandos (photizomenoi); foram feitas na Basílica do Santo Sepulcro. As primeiras (1-5) falam cada uma delas, respectivamente, das disposições prévias ao Baptismo, da conversão dos costumes pagãos, do sacramento do Baptismo, das dez verdades dogmáticas contidas no Credo ou Símbolo da fé. Sobre o batismo, ele escreve:
“Passai agora comigo das coisas antigas às novas, da figura à realidade. Lá Moisés foi enviado por Deus ao Egito; aqui Cristo, do seio do Pai, foi enviado ao mundo. Aquele para tirar o povo oprimido do Egito; Cristo para livrar os que no mundo são acabrunhados pelo pecado. Lá o sangue do cordeiro afastou o anjo exterminador; aqui o sangue do Cordeiro Imaculado, Jesus Cristo, constitui um refúgio contra os demônios. Aquele tirano perseguiu até o mar este povo antigo; e a ti, o demônio atrevido, impudente e príncipe do mal, te segue até as fontes mesmas da salvação. Aquele afogou-se no mar; este desaparece na água da salvação.” (catequeses mistagógicas)

 As sucessivas (6-18) constituem uma "catequese contínua" sobre o Símbolo de Jerusalém, em chave antiariana.
“Depois disto tu dizes: «E a teu culto». Culto do diabo é a prece feita nos templos dos ídolos, tudo que se faz em honra dos simulacros inanimados: acender luzes ou queimar incenso perto de fontes e rios, como fazem alguns que, enganados por sonhos e demônios, chegam a isso, crendo que encontram a cura de doenças corporais. Não vás atrás destas coisas. Augúrios, adivinhação, agouros, amuletos, inscrições em lâminas, magias ou outras artes más são culto do diabo. Foge, portanto, de tudo isto. Se a eles sucumbes, depois de teres renunciado a satanás e aderido a Cristo, experimentarás um tirano mais cruel. Aquele que antes te tratou talvez como familiar e te libertou da dura escravidão, agora está fortemente irritado contra ti. De Cristo serás privado e experimentarás àquele [satanás]. Não ouviste o que a antiga história nos conta de Lot e suas filhas? Não se salvou ele com as filhas, tendo alcançado a montanha, enquanto sua mulher se transformou em estátua de sal para sempre, constituindo uma recordação de sua má vontade e de seu olhar curioso para trás? Cuida, pois, de ti mesmo e não te voltes novamente para trás, depois de teres posto a mão no arado, para a prática amarga desta vida. Foge antes para a montanha para junto de Jesus Cristo, a pedra talhada não por mãos e que encheu a terra.”(catequeses mistagógicas)

 Das últimas cinco (19-23), chamadas "mistagógicas", as primeiras duas desenvolvem um comentário aos ritos do Baptismo, as últimas três falam da crisma, sobre o Corpo e Sangue de Cristo e sobre a liturgia eucarística. Nela está incluída a explicação do Pai-Nosso (Oratio dominica): ela funda um caminho de iniciação à oração, que se desenvolve paralelamente com a iniciação nos três sacramentos do Baptismo, da Crisma e da Eucaristia.  É maravilhoso ler, como São Cirilo definia os efeitos do Batismo em nossa alma;
“Oh! fato estranho e paradoxal! Não morremos em verdade, não fomos sepultados em verdade, não fomos crucificados e ressuscitados em verdade. A imitação é uma imagem; a salvação, uma verdade. Cristo foi crucificado, sepultado e verdadeiramente ressuscitou. Todas estas coisas nos foram agraciadas a fim de que, participando, por imitação, de seus sofrimentos, em verdade logremos a salvação. Oh! amor sem medida! Cristo recebeu em suas mãos imaculadas os pregos e padeceu, e a mim, sem sofrimento e sem pena, concede graciosamente por esta participação a salvação.”
O dia de São Cirilo é celebrado no dia 18 de março, logo, tomemos como exemplo, os esforços deste Santo Padre, no combate às heresias modernas, que assolam o povo de Deus atualmente, e sejamos firmes e perseverantes na Evangelização.
São Cirilo de Jerusalém, rogai por nós!

PAX CHRISTI
Diogo Pitta

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