Translate

segunda-feira, 7 de março de 2011

A Noção do que é sagrado!


Algo tem me intrigado ultimamente, dentro da Igreja; a noção exata que os fiéis tem do “Sagrado”! A vejo esporadicamente nos dias de hoje. Não estou sendo radical tampouco ultra-tradicionalista, muito embora, o tradicionalismo Católico esteja fazendo falta, realmente não sou ultra-tradicionalista. O fato, é que tenho participado, em algumas ocasiões, perplexamente de algumas Missas, e constatado que toda a Sacralidade, toda a simbologia e toda a veneração que envolve o Santo Sacrifício da Missa está acabando.
Infelizmente, a liturgia hoje tem o intuito (mesmo que intrínseco) de agradar o mundo, quando na verdade, o objetivo do Santo sacrifício da Missa é alcançar a Deus. Ponderemos, caríssimos; estamos rendendo a Veneração e adoração que a Santa Missa requer. A maneira como percebo estes acontecimentos se dão na observação das atitudes de algumas pessoas durante a Missa. Quero deixar claro que não sou santo e caso eu tenha realizado tal heresia de desmerecer o “Sagrado” na Missa, me repreendam.
Certa vez, eu e minha esposa estávamos procurando uma Igreja para celebrar a Missa, pois já eram 17:50 hs, e precisávamos achar uma Igreja, quando encontramos determinada Igreja, que situava-se até perto de nossa residência. Aguardávamos a procissão de entrada, mantendo o silêncio sagrado que exige a liturgia, quando como um trovão, adentra às portas do Templo sagrado, o Sacerdote – o “Persona Christi” (pessoa de Cristo), vestindo uma camisa do Vasco, com sua Túnica “embrulhada” no braço direito, gritando para um de seus “filhos” do outro lado do altar: “ E aí? Gostou do meu Vascão?”
Antes da Proclamação do Evangelho, onde o sacerdote deve revestir-se do poder de Deus e se fazer a “Voz do Cristo”, este sacerdote inicia um show de “lambaeróbica” no Altar de Deus, onde aos gritos dizia: “Vamos Louvar, Vamos louvar!”
Meus amigos, quero lembrar que não estava num culto protestante pentecostal! Estava num templo da Igreja Católica Apostólica Romana!
Imediatamente olhei para a minha esposa, que a esta altura, já deveria prever o que eu estava pensando e me disse com sua sabedoria e mansidão: “Meu bem, estamos aqui por Cristo! A Igreja precisa de nós!” . Enfiei-me em mim e rendi meu louvor à Cristo presente na Eucaristia, como a Igreja manda; com veneração, com extrema noção do que é Sagrado. Após o ocorrido, fiquei indignado por alguns dias, mas iniciei um período de forte indagação sobre o que estaria acontecendo com a Igreja Católica e sua Liturgia?
Sem a presunção de apontar os erros dos filhos da Igreja, prefiro expor os caminhos que percorri, para não errar e para que possa, quem sabe, humildemente, tentar instruir alguns que se encontrem no erro;
1.      Ler os documentos do Papa! É fato! Quase ninguém lê os documentos do Santo Padre Bento XVI! É uma lástima, pois tais escritos contém fontes riquíssimas de espiritualidade e razão, pois são fruto de uma das maiores mentes da teologia moderna, Joseph Ratzinger!  Indico alguns documentos do Concílio Vaticano II, como o Dei Verbum, que fala de forma extraordinária sobre a Revelação Divina e as origens da Sagrada Escritura, e o  Sacrosanctun Concilium, que fala sobre a Sagrada Liturgia. Indico o catecismo da Igreja Católica, que é outra fonte riquíssima, repleta dos ensinamentos de mais de 2 mil anos de Igreja.
2.      Estudar a história da Igreja; os primeiros séculos do cristianismo, os Santos padres do deserto, os Santos Doutores, os santos da Igreja, pois ele transmitiram ensinamentos perfeitos, baseados na divina revelação.
3.      Sagrada Escritura. Aqui preciso definir um ponto, que deve ser reforçado: Não há Bíblia sem a Igreja Católica! Ela foi formada na Igreja católica! Protegida pela Igreja Católica e hoje, deve ser entendida com os olhos da Igreja Católica, pois foi á Igreja que Cristo confiou a sabedoria dos Evangelhos.  
Digo isto, pois vejo com olhos tristes, irmãos deixando-se levar cegamente pelas armadilhas do Biblicismo fundamentalista, seguido de um fideísmo cego, mesmos fundamentos utilizados pelos protestantes. Quando se crê, que apenas o Evangelho basta para a Salvação; quando se crê no Evangleho como a única fionte de fé, dá-se a abertura para a fundação de igrejas protestantes fragmentadas, como igrejas onde os pastores que conduzem a proclamação da palavra, são Gays, pois eles manipulam a Sagrada Escritura da maneira como lhes convém. Este é o perigo do Biblicismo. Santo Agostinho dizia; “ eu não Creria nos Evangelhos, se a isto não ordenasse a Santa Igreja Católica!” Logo, procuro Crer, interpretar e analisar a Sagrada Escritura, como tem sido feito há dois mil anos; sob o olhar mantenedor da Santa Igreja Católica.
Termino com um cânon do Concílio Ecumênico de Trento sobre a Santíssima Eucaristia;
“888. Cân. 6. Se alguém disser que não se deve adorar com culto de latria também externo o Unigênito Filho de Deus no santo sacramento da Eucaristia; e que por isso também não se deve venerar com festividade particular, nem levar solenemente em procissão, segundo o louvável rito e costume da Igreja universal; ou que não se deve expor publicamente ao povo para ser adorado, e que seus adoradores são idólatras — seja excomungado [cfr. n° 878].”

Pax Christi
Diogo Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário