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domingo, 14 de abril de 2013

Paixão Segundo São Mateus - Johann Sebastian Bach

A música nos conduz ao Divino. As melodias conduzem nossos pensamentos em direção ao Altíssimo num ritmo que asemelha-se às ondas do mar conduzindo um barco à um porto seguro. Através de Bach e Mozart, diz o Padre Joseph Ratzinger na sua obra introdução ao Espírito da Liturgia, podemos ter idéia do verdadeiro sgnificado do que o Gloria Dei. Através da beleza da música podemos aurir alguma coisa da Beleza Divina, pois a Beleza de Deus reflete na beleza das coisas criadas. 

Gostaria de partilhar com os leitores uma obra de Johann Sebastian Bach, obra esta um ícone da erudição musical e tido por muitos como ápice da história da música; refiro-me à Paixão segundo São Mateus. A Paixão Segundo São Mateus BWV 244 (em latim: Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), conhecida na Alemanha pelo nome de Matthäuspassion, é um oratório de Johann Sebastian Bach, que representa o sofrimento e a morte de Cristo segundo o Evangelho de São Mateus, com libreto de Picander (Christian Friedrich Henrici). Com uma duração de mais de 2 horas e meia (em algumas interpretações, mais de 3 horas) é a obra mais extensa do compositor. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma das obras mais importantes de Bach e uma das obras-primas da música ocidental. São esta e a Paixão Segundo São João as únicas Paixões autênticas do compositor conservadas em sua totalidade. A Paixão segundo São Mateus consta de duas grandes partes constituídas de 68 números, em que se alternam coros, corais, recitativos, ariosos e árias.




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