Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2011

As Fontes da Teologia Moral

 "Só a Igreja é, por vontade de Cristo, guarda e intérprete infalível da Escritura e da Tradição."
 
2. III. As fontes da Teologia Moral são a Sagrada Escritura, a Tradição, e a razão humana.

a) A Sagrada Escritura contém ensinamentos e exemplos para a reforma dos costumes. Mas enquanto o Velho Testamento, além dos preceitos judiciais e cerimoniais, contém preceitos morais confirmados e aperfeiçoados por Cristo, o Novo Testamento, além de toda a doutrina moral do mesmo Cristo, nos oferece o exemplar da vida cristã na mesma pessoa do Divino Salvador.

b) A Tradição que se manifesta através dos decretos autoritativos dos Concílios Ecumênicos e dos Sumos Pontífices, das respostas das Sagradas Congregações, da autoridade unânime dos Santos Padres e dos Teólogos, oferece vasto campo para completar e esclarecer a palavra da Sagrada Escritura. Só a Igreja é, por vontade de Cristo, guarda e intérprete infalível da Escritura e da Tradição.

c) A razão iluminada pela fé, contribui amplamente para descobrir, expor e aplicar a lei natural impressa no homem, mediante conclusões de importância na vida prática.

3. IV. Divisão da Teologia Moral. A Teologia Moral compreende uma parte geral e uma parte especial. A primeira, chamada também Fundamental, expõe os princípios gerais que servem de base a toda Moral. A segunda, pelo contrário, dá as normas que o homem por vontade Divina, deve observar para conseguir o seu último fim.

Algumas dessas normas são os preceitos necessários para levar uma vida cristã, outras são os meios para a realização da vida cristã.

(fonte: DEL GRECO, Pe. Teodoro da Torre. TEOLOGIA MORAL - Compêndio de Moral Católica para o Clero em Geral e Leigos. São Paulo, 1959. Ed. Paulinas. Pg 24-25).

Fonte: http://www.tradicaocatolica.com.br
PAX CHRISTI
Diogo Pitta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário