Translate

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os Católicos devem participar de eventos protestantes?


Trecho de um depoimento do fiel católico Dr. Steve Wood, que durante 20 anos foi pastor protestante, e que abandonou o protestantismo, após identificar alguns erros na doutrina formulada por Lutero. No texto integral (Link no final do post), ele descreve de que maneira agiam ele e os obreiros para tentar “converter” os Católicos menos estudiosos e desinformados. Esta última parte do texto chamou-me a atenção, e gostaria de compartilhar com todos. A texto foi retirado da Revista: "PERGUNTE E RESPONDEREMOS", de D. Estevão Bettencourt, Osb - Nº 509, Ano 2004, p. 517.

Os Católicos devem participar de eventos protestantes?
 
Não faço objeções a católicos participarem de eventos protestantes, contato que:

Tenham firmeza quanto à fé católica;

Tenham conhecimento de sua fé a ponto de interagirem com não-católicos, usando a Bíblia e os Pais da Igreja (Santos Padres) ;

Tenham a consciência de que a mais profunda presença de Cristo não se encontra em gritos e gestos frívolos ou em fortes emoções, mas em momentos de silêncio como na adoração da Eucaristia (1Rs 19, 11-12).

Infelizmente os católicos nascidos depois da Segunda Guerra Mundial para cá não se encaixam nesses requisitos. Para estes, participar de eventos protestantes é abrir as portas para deixarem a Igreja Católica.

Neste momento existem milhares de católicos que estão prontos para deixar a Igreja que Cristo derramou o sangue para edificar. Recentemente tomei conhecimento de um grupo de católicos que não mais usará o Catecismo da Igreja em seus estudos bíblicos, pois acreditam que tudo está na Bíblia. Três desses homens já afirmaram não crer mais na Real Presença Eucarística. Eu lhes direi onde este grupo irá acabar; numa igreja protestante.

A maior Igreja da América é a Igreja Católica, o segundo maior grupo da América são os Ex-Católicos. Os atuais movimentos católicos buscam ajudar as pessoas a descobrir as raízes de sua fé católica. Com isso, ao invés de saírem da Igreja, as pessoas poderão descobrir as riquezas do catolicismo.

É importante lembrar que, quando alguém deixa a Igreja Católica geralmente leva toda a família junto. Após meus ancestrais da Noruega, Inglaterra, Alemanha e Escócia, que decidiram deixar o catolicismo, cerca de dez gerações (quatrocentos anos!), toda a minha família atualmente é católica.

Como alguém cuja família fez uma jornada completa de volta ao catolicismo, por favor, deixe-me fazer um apelo aos líderes dos diversos grupos católicos: não deixem católicos destreinados penetrar em eventos protestantes, quaisquer que sejam. Eles terão ainda uma rápida experiência religiosa, que terá grande risco de os fazer perder a fé. Sei muito bem do que estou falando. Será muito mais seguro expô-los a elementos protestantes somente quando já tiverem sido exaustivamente expostos ao catolicismo.

No funeral de meu Pai, nove anos atrás cantei meu hino predileto: "The Faith of our Fathers". Todos os dias agradeço a Deus por me trazer de volta à fé de nossos ancestrais, a verdadeira fé. Todos os dias que Deus me conceder nesta vida, permanecerei proclamando aos meus amigos protestantes e aos católicos a gloriosa fé de nossos pais.

Até aqui Steve Wood.”

Para que possamos absorver a raiz da fé católica, devemos fixar-nos juntamente com as Sagradas Escrituras, no Catecismo da Igreja Católica. Infelizmente, o Catecismo é um tesouro ignorado por muitíssimos católicos, e nele, contém o cerne da Tradição Cristã, riquíssimo dos ensinamentos do Santos Padres, Dos Santos Apóstolos e da Sagrada Escritura. 

“Antes mesmo de ler a Bíblia, devemos ser Católicos!”  Padre Paulo Ricardo.

PAX CHRISTI
Diogo Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário