Translate

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Obrigado Bento XVI...






 Um ano se passou...

Amo muitíssimo o Santo Padre, Papa Francisco, admiro muito sua simplicidade e carisma e por ele daria a minha vida, mas uma coisa é certa: A renúncia de Bento XVI ensinou-me mais sobre humildade do que qualquer ato de Francisco! A Humildade deste homem reflete-se em sua teologia e no seu pensamento, este agudíssimo, que confronta as teorias modernas que desestabilizam a alma e o pensamento humano; com este homem, aprendi a apreciar uma Liturgia bem celebrada; com este homem, tornei-me afeito aos bons livros, muito embora o devesse ser mais; com este homem aprendi a apreciar Bach, Mozart e a boa Música; com este homem, aprendi que o martírio atualmente não é de sangue, mas do intelecto, da moral (embora haja em muitos lugares, cristãos sendo sistematicamente decapitados!). Com este homem, aprendi que ser católico é muito mais do que recitar uma fórmula qualquer de orações, mas antes de tudo, saber que é preciso dar a vida pelo que se crê! Aprendi, parafraseando outro santo homem, que a Fé não é uma coisa pela qual se mata, mas é uma coisa pela qual se morre!

Infeliz e lastimável é o fato de eu não ter tido uma catequese de qualidade que me ensinasse os rudimentos da Fé católica; esta, eu aprendi com este homem! Aprendi tais rudimentos em cada página de seus livros (creio que na vida terrena ainda conseguirei ler toda a sua obra..rs..), em cada homilia, em cada pronunciamento, em cada discurso e nas admiráveis catequeses das audiências gerais das quartas-feiras.

Confesso que quando recebi a notícia de sua renúncia, muito me entristeci, pois, pensei, não mais deleitar-me-ia com suas palavras, mas pus minha confiança no Espírito Santo e na Virgem Santíssima, e estes, deram-nos um homem que decidiu encerrar-se numa clausura, para lá dedicar-se única e exclusivamente à oração e às leituras de seus quase 2 mil livros!

Hoje,creio firmemente que o Espírito Santo e a Santíssima Virgem, deram-nos mais que um homem idoso e incrivelmente culto enclausurado; deram-nos de presente mais um grande místico!

Infeliz do homem que ao contemplar o seu redor, percebe-se anêmico dos exemplos dos Santos!

Obrigado Papa Bento XVI, por ter me ensinado a ser Católico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário